Cipriano Maia: Sesap e Comitê Científico vão debater liberação do uso obrigatório de máscaras no RN

07 de Março 2022 - 08h18

Diante de mais uma manifestação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras no RN, o secretário de Saúde, Cipriano Maia, afirmou que é importante discutir a medida. Conforme informado pelo titular da pasta, uma reunião com o Comitê Científico será realizada para debater o tema.

“A gente [vai] começar a discutir a mudança das medidas restritivas, como o uso de máscara em todos os ambientes. Bom destacar: se você está sintomático respiratório, continuar usando máscara em qualquer circunstância, mesmo depois de anunciada a liberação. Então, hoje nós vamos reunir o Comitê Científico – que tem nos orientado desde o início da pandemia, com toda a propriedade, com todas as análises e tendências, com observação do que ocorre no mundo e nos outros estados – para que a gente possa tomar medidas seguras, não adianta estarmos apressados”, afirmou em entrevista à InterTV Cabugi.

Diretor de Laboratório da UFRN afirma que há "pouca efetividade" das máscaras em ambientes abertos

O diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ricardo Valentim, afirmou que há uma "baixa efetividade" no uso da máscaras em lugares abertos no atual momento vivido pela pandemia no estado. No final do ano passado, o LAIS já havia mencionado o apoio pela flexibilização na obrigatoriedade do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Em declarações dadas ao programa Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, Ricardo chegou até a mencionar que a flexibilização deveria ser discutida até por pesquisadores a nível nacional já.

“Com relação a efetividade de máscaras em ambientes abertos, esse é um ponto que já deverá ser discutido e também entrado na pauta do dia no Brasil todo. Nós estamos vendo Brasília, Rio de Janeiro já retirou as máscaras desde o mês de outubro. Em ambientes abertos já é desobrigado. Passou a ser facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos. Eu acho que o Rio Grande do Norte deverá entrar nessa discussão”, falou.

“Quando a gente olha para a máscara em ambientes abertos, há pouca efetividade, sobretudo quando nós temos um número grande de pessoas vacinadas”, complementou Ricardo.

Com o índice elevado da vacinação e o número de leitos ocupados beirando os 30%, o Rio Grande do Norte aparenta começar a caminhar para que a flexibilização do uso de máscaras possa acontecer de forma mais rápida.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado