Artista internacional vai restaurar estação ferroviária histórica no interior do RN

02/11/2021 15:30:00

Por Beatriz Leão

O artista visual, Rasmussen Ximenes, mais conhecido como Mocó e sua esposa Karla Ximenes iniciaram um projeto desafiador de reconstruir e revitalizar a estação ferroviária Démetrio Lemos, no município de Antônio Martins, no Alto Oeste potiguar. De acordo com o artista, a estação a princípio se tornará um cinema e terá salas para oficinas de bordados e outras artes. 

ESTAÇÃO

A estação foi inaugurada em 1949 para escoar a produção do ciclo do algodão mocó e ligava Mossoró aos municípios do alto oeste. Porém, a estação Demétrio Torres parou de funcionar, em 1994, devido a extinção da RRFSA companhia estatal de estrada de ferro  e desde então encontra-se abandonada.

Com a desativação do local a linha do trem foi retirada e janelas, portas e alguns materiais foram saqueados. Tempos depois a estrutura foi ficando paulatinamente desgastada e o local que antes simbolizava crescimento econômico se tornou uma estrutura esquecida com muito lixo, cupim e até fezes humanas.

Devido ao descaso do poder público e o desinteresse por parte da população de Antônio Martins, o artista visual, Mocó, decidiu dar vida ao local e iniciou uma reforma, em junho de 2020, com recursos próprios e sem nenhum auxílio financeiro do poder público. No entanto, as obras foram interrompidas por conta da pandemia de Covid-19 e só foram retomadas recentemente.

REFORMA

Segundo Mocó, inicialmente foi feito uma limpeza no local com caminhão Pipa para tirar toda a sujeira. O artista informou que ''a população inteira começou a assistir a cena pela janela, ninguém quis ajudar, ninguém deu a mão, mas eu e Karla (esposa), resolveu dar esse exemplo de chegar lá e colocar a mão na massa'', disse ele.

Até o momento foram realizados os serviços de topografia do terreno e um sistema de saneamento recente. Além disso, também foi colocado telha na casa do agente ferroviário situado ao lado da estação. 

Como mencionado na matéria, a ideia é construir um cinema para a população, porém se houver potencial turístico o casal cogita em usar o espaço como um museu de artes e construir algumas unidades que sirvam de hospedagem para os visitantes. Essas unidades teriam como mão de obra os próprios moradores de Antônio Martins, muitos inclusive já trabalharam como camareiros em São Paulo. 

QUEM É MOCÓ

Mocó é artista visual, natural de Currais Novos-RN, e atualmente mora em São Francisco, no estado da California (EUA). Ele desenhava em qualquer lugar.

Em sua cidade Natal ganhou os apelidos de Mussinho e de Mocó, mas optou por adotar o último como símbolo de sua terra. Já em São Francisco instalou um grande armazém que pertenceu às forças armadas norte-americanas,o espaço é chamado “Mocotopia” que seria o mundo ideal a partir da sua arte, sua utopia.

Para conhecer mais do trabalho dele é só acessar o instagram @mocotopia.

 

Deixe seu comentário

44 Comentário(s)


  • Antonio Holanda da Silva - holandaza@gmail.com
    Vida. Natureza. Cultura e Resistência.


  • Marta Maia - martamaia2015@gmail.com
    São pessoas assim que o Brasil precisa. Idealizadores que transformem coisas simples em grandes realizações.

  • Maria Márcia - mariamarciamdn1@gmail.com
    Parabéns , estou orgulhosa desse artista e sua esposa .Seu exemplo PROSSIGA , seja um multiplicador no meio do que resta da histórico no nosso Estado . Já que não temos dos poderes públicos sensibilidade nem interesse pela nossa Cultura e Arte . Parabéns!viva MOCÓ!

  • Francisco Eilson da Silva - professoreilson2000@gmail.com
    Parabéns belo trabalho...

  • Francisco Eilson da Silva - professoreilson2000@gmail.com
    Parabéns belo trabalho...

  • Antonio Medeiros Filho - toinhomedeiros2017@gmail.com
    É muito louvável o trabalho desse cidadão, mas fique certo que num futuro bem próximo essa rede ferroviaria sera ativada. O homem que faz a Brasil crecer, tá ai.

  • Antonio Medeiros Filho - toinhomedeiros2017@gmail.com
    É muito louvável o trabalho desse cidadão, mas fique certo que num futuro bem próximo essa rede ferroviaria sera ativada. O homem que faz a Brasil crecer, tá ai.

  • Necy - necizinhasantana@gmail.com
    Parabéns gostei muito isso valorizar o nosso estado

  • Almendes de Souza Batista - vppecas@hotmail.com
    Moro aqui e não estava sabendo desse trabalho com virtude dessa pessoa chamado moco, venha fazer uma visita a minha loja Venceslau peças, que o G:.A:.D:.U:. Lhe ilumine.

  • Elizabeth - elizabethsoares1@hotmail.com
    Que bela iniciativa! Parabéns! Irei conhecer assim que tiver sido restaurado.

  • Guilherme Nunes - guilherme.nunes.pimentel@gmail.com
    Merece tudo de bom, uma obra abandonada o artista revitalizar para preservar o patrimônio Cultural e a memória.

  • Rita - ritaolietegomes1971@gmail.com
    Maravilhoso eu acho simplesmente demais renovar nossas raízes não deixar morrer nossa história

  • Ulisses de Almeida Júnior - ulissesdealmeidaj@yahoo.com.br
    Que bacana, essa ideia é genial e merece o reconhecimento e o apoio dos agentes públicos e da sociedade civil. Existem prédios antigos abandonados espalhados em vários cidades em longínquos recantos desse imenso país que devem ser reutilazados para fomentar o turismo e a a cultura nesses locais. Parabéns ao casal que são pessoas visionárias e certamente são pessoas do bem.

  • Helena Furtado - hhelenafurtado15@gmail.com
    Parabéns a este grande artista,sou admiradora de sua arte.Vai ser gratificante restaurar este espaço e destina-lo a fazer o bem a esta população.

  • José Itamar Diniz Andrade - jitamardiniz@gmail.com
    Desde criança uma pessoa do bem. Tenho muito orgulho de ter sido professor dele. Parabéns pela nobre iniciativa!!

  • Jeane Carla Pinheiro - jeanepinheiro497@yahoo.com
    Tenho esse sonho de ver restaurados a igreja e as casas de estilo antigo da cidade. Infelizmente nossa estação de trem foi derrubada.

  • Antonia de Freitas Neta - antonianeta@gmail.com
    Feliz e esperando o produto de tão lindo sonho tornando-se realidade

  • Lourival Ribeiro da Silva - lourival_ufrn@hotmail.com
    Parabéns ao casal , estou orgulhoso desse artista e sua esposa .Seu exemplo PROSSIGA , seja um multiplicador no meio do que resta da histórico no nosso Estado, uma vez que não temos dos poderes públicos sensibilidade nem interesse pela nossa Cultura e Arte . Parabéns!viva MOCÓ!


  • Ivana Vieira - ivanacalali@gmail.com
    Parabéns!!! A cultura e a arte agradece. Iniciativas como essa são dignas de👏👏👏👏

  • Francisca Neide Medeiros Costa Santos - francisca_neide@hotmail.com
    Ação MAGNÍFICA...ALTAMENTE EDIFICANTE...sugiro construir uma rede de artistas em torno da ideia e restaurar todas as estações ferroviárias do RN...fazendo um itinerário turístico histórico entre elas...SERIA O MÁXIMO...🌻

  • Lair Solano Vale - lair.solano@gmail.com
    Ótima iniciativa. É importante saber como fica o prédio do ponto de vista legal, investir e depois chegar um dono e mudar tudo não seria bom. Resolvido a parte legal fazer vaquinha virtual de dinheiro ou material.

  • Rildo Melo - rildotmelo1965@gmail.com
    Parabéns pela iniciativa, infelizmente nossos políticos são umas porcarias, não dão valor a cultura e a nossa história, parabéns e vida longa para vc!


  • Novanês Oliveira - novanes@hotmail.com
    Parabéns Mocó pela atitude sustentável e por escolher Antônio Martins pra ser um cenário cultural tão belo. Sei o quanto e necessário implementar projetos desse nível por lá.Prossiga.Desejo Sucesso.

  • Novanês Oliveira - novanes@hotmail.com
    Parabéns Mocó pela atitude sustentável e por escolher Antônio Martins pra ser um cenário cultural tão belo. Sei o quanto e necessário implementar projetos desse nível por lá.Prossiga.Desejo Sucesso.

  • Dr Jair Torres - jair.batista.torres2020@gmail.com
    Precisamos de uma ajuda como está de uma pessoa de fora pra dá uma reformada na estação ferroviária de Almino Afonso RN.Pq os políticos daqui não dão a mínima para a restauração da velha estação. Está praticamente só o terreno. Lamentável, têm até dep.que se gaba de ter nascido no município..

  • Dr Jair Torres - jair.batista.torres2020@gmail.com
    Precisamos de uma ajuda como está de uma pessoa de fora pra dá uma reformada na estação ferroviária de Almino Afonso RN.Pq os políticos daqui não dão a mínima para a restauração da velha estação. Está praticamente só o terreno. Lamentável, têm até dep.que se gaba de ter nascido no município..

  • Wilson Amaral - wamaral12@gmail.com
    Meu amigo Irmao, parabéns por esta iniciativa de restaurar este lugar encantador. eu admiro você e Karla pelos projetos realizados na California e agora no Rio Grande do Norte. Fica aqui meu abraço a vcs e muita energia positiva para este novo ciclo que se inicia. amo vcs

  • Salatiel Floriano Barbosa - salatieldesterro@yahoo.com.br
    A vida tem sentido quando fazemos o bem, tornando um bem pra todos, assim como Moco está fazendo.

  • Manoel Samuel de Queiroz Oliveira - samueloliveira2004142018@gmail.com
    Incrível. Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • Nilsa soares Sarmento - nilzasarmento7@gmail.com
    Parabéns pelo projeto gostaria de conhecer,sou filha do maquinista mais velho da linha Mossoró Sousa hoje com 90 anos reside em Alexandria José Soares pereira mas conhecido como se de miro

  • Givanildo Costa - givanildolopes123@gmail.com
    Bom dia...muito bonito esse projeto é pode ter certeza vai ser suseso bonita iniciativa parabéns que todos venham axistir de perto o seu trabalho..

  • FRANCISCO DE ASSIS SILVA. - silva123chiquinho@gmail
    PARABÉNS MUCINHO.SEU TRABALHO É FANTÁSTICO. UM ABRAÇÃO DE SEU EX PROFESSOR. 🤝👏👏👏👏👏

  • Lon Tenser - lon_villadosol@hotmail.com
    Bom dia. No pátio do trem urbano de Natal. Tem muito material, como dormentes, cravos e placas de ferro. Estão se perdendo no tempo. Se apresentar uma petição ou projeto encaminhado por um órgão público. Consegue doação. Boa sorte.

  • Jeaann - jeantorresmj02@gmail.com
    Ele acredita na iniciativa dele e no impacto aos cidadãos. Que o poder publico se inspire apoiando artista que acredita no turismo, na cultura, na arte. Não esqueceu de suas oriegens. O poder publico vai fingir dar apoio?!



  • Albanita Macedo - albanita.sdemacedo@gmail.com
    Parabéns, atitude grandiosa. Se você não conhece o casarão onde funcionou a estação de Nísia Floresta precisa conhecer, estrutura belíssima funcionava um restaurante e museu com pandemia está também fechada, fico de coração partido.

  • Janine Maia de Oliveira - janine-janine@hotmail.comj
    Sou de Antônio Martins, vi sua história Moco. Se precisar de ajuda tenho uma filha arquiteta.
    • Janine - janine-janine@hotmail.comj
      *Mocó Está de parabéns por essa iniciativa!

  • Irene - irenemartha05@gmail.com
    Lindo tudo isso tantos amos sai daí de Antônio Martins nunca vir ninguém fazer nada por esse lugar lindo obrigada não vivo mas ai mas meus familiares sim

  • Rosani Fernandes rosendo - rosanifernandesf@gmail.com
    Que legal muito boom restaurar . Que pena que muitos não dão valor mais e dessas pessoas que presizamos gera impregos e resgata as lembranças antigas parabéns
    • Maria José Vieira - mariajoseso2@hotmail.com
      Parabéns ao casal pela iniciativa de incentivar a cultura da nossa Antônio Martins/RN



Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades direto no seu whatsapp.