[VÍDEO] Amizade e inclusão: Menino narra e comenta jogos do América no estádio para amigo com deficiência visual

09 de Agosto 2022 - 20h45

Por Júnior Lins

Muito se fala que temos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. Bem, para os jovens Pedro Dantas e Lucas Varela, de 17 e 14 anos, respectivamente, um novo sentido foi descoberto nos estádios de futebol: a amizade.

O amor em comum pelo América e o laço desde o início da infância fez com que Pedrinho e Lucas passassem a ser protagonistas de mais uma bela história para comprovar que o futebol é bem além das quatro linhas do gramado e do que se pode ver.

Foto: Arquivo pessoal


Pedrinho nasceu com um glaucoma congênito, que é uma condição rara que afeta os olhos. Até os oito anos de idade, enxergava normalmente. Sempre fã de futebol, o jovem teve a influência do seu pai, Werley Dantas, tanto para admirar o esporte, quanto pelo carinho pelo alvirrubro potiguar.

Fã de Max e Souza, o jovem deixa claro que sua condição não o coloca acima ou abaixo de nenhum outro admirador do América. 

"O que sempre me incentivou ir aos jogos foi o América. Sou um torcedor comum e tenho minha relação com o clube como as outras pessoas têm", contou.

Apesar de ser presença frequente em jogos, Pedrinho acha natural que pessoas com deficiência tenham receio em ir aos estádios. De acordo com o rapaz, o preconceito é encontrado tanto dentro, quanto fora do local, porém já são percebidas mudanças nos comportamentos das pessoas.

"A sociedade vem mudando nos últimos anos e o estádio também vem se abrindo. Pessoas que você não via em jogos de futebol antigamente, agora você passa a ver mais. Isso é reflexo da sociedade que vem evoluindo e, consequentemente, o estádio de futebol também evolui", falou ao Portal 96.

Sem Pedrinho poder enxergar, surge então uma solução tomada pelo amigo Lucas: narrar e comentar o que se passa no campo ao seu ouvido.

Para muitos, a surpresa da atitude, mas para Lucas, algo natural, já que sempre fez isso. Após a morte do seu pai, em 2017, Werley passou a levá-lo para os jogos do América junto com Pedrinho.

"Para mim não é nada extraordinário, é algo normal, sabe? Ele é meu amigo", afirmou.

Em boa parte dos jogos, o menino fica ao ouvido do amigo contando tudo o que se passa no campo. O gesto chamou a atenção da comunicação do América que fez um vídeo e o publicou em suas redes sociais. A postagem já conta com quase 200 mil visualizações e tem comentários de diversos grandes nomes da atualidade alvirrubro, como Wallace Pernambucano, Araújo e William Marcílio.

De acordo com a mãe de Lucas, Vanessa Varela, os garotos são vizinhos há pelo menos 12 anos. Vanessa inclusive expressa gratidão pelo pai de Pedrinho ajudar a dar seguimento ao amor do seu filho pelo alvirrubro.

"O pai de Pedrinho, o Werley, é um supertorcedor do América e levou meu esposo para assistir, consequentemente os meninos iam junto. Agradeço demais a ele", falou.

Da amizade à inclusão, o passo foi curto, porém grandioso. Pedrinho e Lucas são um convite ao que encanta no futebol e mais uma demonstração de amor pelo esporte que virou uma bela história.

 

Vídeo; América FC

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado