Potiguar Silvio Júnior é bicampeão mundial de Jiu-jitsu Kids UAEJJF nos Emirados Árabes e termina 2024 como o melhor do planeta na categoria

11 de Novembro 2024 - 18h05

Neste final de semana tivemos mais um feito do fenômeno potiguar do Jiu-jitsu Kids. Silvio Júnior, de 13 anos, conquistou pela segunda vez consecutiva o Campeonato Mundial da modalidade. A competição foi disputada de 6 a 11 de novembro, na Mubabala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ao todo, mais de 5 mil atletas participaram do evento. Silvinho faz parte do Projeto Grow Association (Associação para Crescer), apoiado pelo Governo do Estado pelo Programa RN + Esporte.

“Essa não é a primeira vez que participamos do mundial em Abu Dhabi, mas sempre que chegamos aqui, é muito notório o crescimento do evento como o jiu-jitsu em geral. O jiu-jitsu infantil vem crescendo muito rápido, conquistar o bi campeonato mundial em um nível tão alto, é a coroação de um trabalho de excelência que estamos realizando”, destaca Tutu Calixto, técnico do atleta e Coordenador Técnico do projeto.

Na final do mundial, Silvio Junior venceu o atleta russo David Novoselo. Além de Silvinho, o Grow Association levou outro atleta do Rio Grande do Norte para o mundial. Matheus Andrade, de 14 anos, que chegou até as quartas de final da competição. No último dia 27 de outubro, o atleta já tinha conquistado o título europeu, na cidade de Lisboa, em Portugal.

“O saldo das competições internacionais é bastante positivo, nas duas competições trouxemos dois campeões e um vice. Trabalho de excelência do professor Arthur Calixto, apoio fundamental do governo do RN e da Potiguar Tratores, do empresário Gilmar Araújo. Ninguém chega tão longe sozinho e somos muito gratos”, festeja Silvio Romero, pai do atleta e Coordenador Geral do Grow Association.

Essa nova conquista de Silvinho crava de vez o nome do Rio Grande do Norte no ponto mais alto do mundo no Jiu-jistu Kids e consolida o sucesso do Projeto Grow Association (Associação para Crescer), criado ano passado, com a proposta de trabalhar com crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de todo o Estado. Silvinho é um dos desses 50 jovens que são atendidos com treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais como jiu-jitsu, judô, wrestling e grappling.

O projeto tem o apoio fundamental do Programa RN + Esporte, uma política pública do Governo do Estado que consiste no incentivo ao esporte e funciona nos moldes da lei de incentivo à cultura, destinando recursos mediante renúncia fiscal.

TEMPORADA INCRÍVEL E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Silvio Júnior fecha o ano como primeiro do ranking mundial pelo terceiro ano consecutivo, vencendo praticamente tudo o que disputou. Conquistou o bi Campeão brasileiro, tricampeão sulamericano, campeão panamericano, vice campeão europeu e agora, bicampeão mundial. Pra completar, ele foi convidado para um programa esportivo/escolar canadense. Ele foi convidado pelo governo do Canadá para fazer o ensino médio com bolsa de estudos 100%, competir pelo país, abrindo espaço para uma futura naturalização.

“O ano de 2024 foi fantástico em termos de resultados. Ganhei as principais competições de Jiu-jitsu no mundo e o bi no mundial nos Emirados Árabes foi a cereja do bolo. Fui promovido de faixa, hoje com 13 anos, já cheguei a faixa laranja. Em paralelo a isso, mantive meu rendimento escolar acima da média e, por consequência, renovei a minha bolsa de estudos para 2025. Fechando o ano fantástico, estou avaliando o convite para morar, estudar e representar o Canadá a partir do próximo ano. Que 2025 seja tão bom quanto 2024”, comemora Silvinho.

PRINCIPAIS TÍTULOS DA CARREIRA DE SILVIO JUNIOR

  • Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu kids (World Pro) em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos (Título mais recente);
  • Campeão Panamericano Kids IBJJF;
  • Bicampeão Brasileiro Kids CBJJ ;
  • Tricampeão Sulamericano Kids IBJJF;
  • Vice-campeão Europeu IBJJF;
  • Campeão ADCC (maior competição de luta sem kimono do mundo);

Além de diversos títulos em campeonatos nacionais e regionais. Ele é campeão do RN, Nordeste, Norte-Nordeste, campeão da Copa Pódio, AJP, Open Kids, Khan Fight de lutas casadas, Circuito Caveira e Bad Boy.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias