Especialistas do RN apontam que variante Ômicron apresenta apenas sintomas leves

07 de Dezembro 2021 - 14h43

Especialistas do Rio Grande do Norte apontam que a nova variante Ômicron está relacionada a pacientes com sintomas leves.

Segundo o médico infectologista que atua no Hospital Giselda Trigueiro, Igor Thiago, dos 40 casos confirmados da variante Ômicron, ainda não houve nenhum óbito registrado pela nova cepa, sendo todos os casos registrados pelo mundo com sintomas brandos. No Brasil o infectologista afirma que o quadro é muito parecido, tendo apenas seis casos registrados pela nova variante, sendo (4) em São Paulo e (2) no Distrito Federal, todos os pacientes com quadro leve da doença. 

Quanto ao escape vacinal, o médico afirma que “é possível que ocorra em virtude de a variante ter algumas mutações na proteína Spike, que é justamente a proteína que se tem resposta imunológica frente a vacinação, na maioria delas’’, disse ele. O médico do Giselda reforçou ainda que muitos estudos estão em andamento e que essa questão da proteção vacinal para a nova cepa deve ser respondida no máximo até a próxima semana. 

O portal 96FM também conversou com a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Diana Rêgo, que revelou que estudos preliminares sugerem que a Ômicron tem uma letalidade menor do que as demais variantes. 

Quanto a proteção dos imunizantes em relação a essa nova cepa, a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap corrobora com o infectologista e afirma que ainda não há uma resposta clara se todos os imunizantes disponíveis são eficazes para a proteção contra a Ômicron. No entanto, segundo a especialista, alguns imunizantes já sinalizam proteção contra a nova variante. De todo modo, a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap reforçou que ''permanece sendo muito importante a vacinação e a conclusão do esquema com a 2ª dose e os casos que já tenham indicação de dose de reforço'', disse Diana Rêgo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado